Equipe

Enéias Tavares

Coordenador

Enéias Tavares é co-criador da série audiovisual “A Todo Vapor!” (O2 Play e Amazon Prime Video), além de escritor, roteirista e professor na UFSM. Seus livros já foram publicadas por editoras como LeYa, Avec, Jambô e DarkSide, entre eles “Parthenon Místico”, finalista do Prêmio Jabuti e vencedor do prêmio Odisseia em 2021. Para a DarkSide organizou “O Retrato de Dorian Gray” e “A Máquina do Tempo”, além de traduzir “Carmilla”. Ao lado de Fred Rubim, é o roteirista de “O Matrimônio de Céu & Inferno”, quadrinho publicado no Brasil em 2019 (AVEC) e nos EUA em 2021 (Behemoth Comics). Em 2022, retomou a parceria com Felipe Reis na série audiovisual Golpistas, com três temporadas feitas para a rede social KWAI. Desde criança, ele sonha em viajar no tempo. Até hoje, tem se dedicado à construção de uma máquina que o permita. Mais de sua produção em eneiastavares.com.br.

Bruno Anselmi Matangrano

Coordenador

Bruno Anselmi Matangrano é bacharel em Letras (português e francês), mestre e doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor de língua portuguesa e literaturas na Escola Normal Superior de Lyon, França. Dedica suas pesquisas às estéticas simbolista e decadentista, às vertentes do insólito ficcional e às representações de animais, monstros e seres fantásticos na literatura e no cinema. Tem diversos textos de ficção, traduções e artigos publicados em jornais, coletâneas e revistas e é autor dos livros Contos Para uma Noite Fria (2014), Os Ebálidas de Pseudo-Outis (2022) e Fantástico Brasileiro: o Insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo (2018), ensaio historiográfico escrito com Enéias Tavares. Faz parte do grupo de pesquisa “Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica”, do qual é atualmente vice-líder.

Karl Felippe

Ilustrador

Karl Felippe é ilustrador e artista plástico, e se comunica quase que exclusivamente via compartilhamento de informações brutas e notas de referência. Quando não está trabalhando em ilustrações, esculturas, ou manuscritos ocultos de procedência obscura, é impossível provar sua existência no plano material. Foi um dos fundadores do Conselho Steampunk , junto com Raul Cândido e Bruno Accioly, grupo criado para divulgar e incentivar obras retrofuturistas no Brasil, bem como ajudou na organização da SteamCon de Paranapiacaba. Produziu as ilustrações para o livro Fantástico Brasileiro (2018, Arte & Letra), as ilustrações internas e da capa do livro A Maldição do Czar (2021, AVEC), vencedor do Prêmio ABERST de Literatura e do Prêmio Minuano de Literatura Infanto-Juvenil, e a capa e ilustrações internas do livro Os Ebálidas de Pseudo-Outis (2022, Arte & Letra). Edições das revistas Trasgo, Mafagafo, e Dragão Brasil também já contaram com suas ilustrações. Em 2015, começou sua parceria com Enéias Tavares, produzindo ilustrações para histórias no universo Brasiliana Steampunk, incluindo as do suplemento escolar da obra, concepts para a série audiovisual “A Todo Vapor!” (O2 Play e Amazon Prime Video), assim como os mapas do livro Parthenon Místico (2020, DarkSide Books) – finalista do Prêmio Jabuti de 2021 – e de Lição de Anatomia (2022, DarkSide Books).

Louise Silveira

Pesquisadora & Curadora

Louise Farias da Silveira é professora do Instituto Federal Catarinense (Campus Santa Rosa do Sul) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Orientada pelo Prof. Dr. Enéias Tavares, desenvolve pesquisa acerca do Fantástico Brasileiro no contexto da literatura sul-rio-grandense. Entre 2019 e 2021 foi a responsável pela curadoria do acervo do Fantástico Brasileiro no CDM da UFSM Silveira Martins.

Paulo Junior

Pesquisador & Curador

Paulo Junior é professor de Língua Portuguesa e Literatura licenciado pela Universidade Federal do Pampa, possui título de Especialista em Linguagens Verbo/Visuais e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e de Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Tem especial interesse em formação de leitores e literatura fantástica juvenil. Atualmente desenvolve pesquisa sobre cultura popular e literatura fantástica como doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2022, é o curador da seção “Ficção Folclórica” do acervo do Fantástico Brasileiro no CDM da UFSM Silveira Martins.