Acervo
Pensado como uma das iniciativas do projeto de Bruno Anselmi Matangrano e Enéias Taraves, o Acervo Fantástico Brasileiro está localizado no Centro de Documentação e Memória da UFSM Silveira Martins e tem como objetivo reunir, organizar e disponibilizar para consulta de referência as 405 obras ficcionais citadas no livro Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo (Arte & Letra, 2018).
A empreitada teve início no ano de 2019, tendo como ponto de partida os exemplares doados por Enéias Tavares e Louise Farias da Silveira (IFC/ UFSM), atual curadora do acervo. A essa doação inicial, somaram-se outras, gentilmente ofertadas por Ana Cristina Rodrigues, Bruno Matangrano, Carol Chiovatto, Estevão Ribeiro e Mateus Rauber Du Bois. São obras que percorrem a historiografia literária nacional desde o século XIX, até as primeiras duas décadas dos anos 2000.
Neste portal, estão reunidos todos os títulos disponíveis para consulta.
Os Idealizadores
Enéias Tavares (UFSM) e Bruno Anselmi Matangrano (USP/CNPq) são dois acadêmicos fascinados por literatura fantástica. Os dois pesquisadores se conheceram em Porto Alegre na Odisseia de Literatura Fantástica de 2015, que aconteceu no Centro Cultural Érico Veríssimo. Desde então, têm trabalhado num projeto no mínimo inusitado: uma história da literatura fantástica nacional em todas as suas vertentes. O projeto registrado na UFSM em 2017 nasceu da vontade de se preencher uma lacuna na historiografia literária brasileira, que por tanto tempo negligenciou a literatura fantástica, sobretudo quando associada ao horror e à ficção científica.
O projeto e o acervo “Fantástico Brasileiro” fazem parte de outros acervos bibliográficos e fundos documentais do CDM – Centro de Documentação e Memória – da UFSM Silveira Martins.
A Exposição Itinerante
O primeiro fruto desta longa pesquisa é a exposição itinerante “Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo à Contemporaneidade”. Constituída de mais de trinta painéis historiográficos, os visitantes viajam pela história da nossa literatura conhecendo autores e obras que trabalharam com os diversos modos narrativos do “insólito”, termo acadêmico que procura abranger os diversos tipos de narrativas voltadas a tudo aquilo que escapa da dita “realidade”. Esse recorte permite reler as obras de autores canônicos como Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Érico Veríssimo e Guimarães Rosa, entre outros, como precursores da fantasia, do horror e da ficção científica contemporâneas, bem como (re)descobrir grandes autores hoje pouco comentados, como Emília Freitas, Nestor Victor e Humberto de Campos, ou mesmo autores contemporâneos que tem produzido muita literatura fantástica de qualidade.
A exposição compreendeu mais de 90 autores de todo o Brasil, desde o século XIX até os dias de hoje, passando por mais de 200 obras, divididas em três grandes grupos: Século XIX e Início do XX; Século XX e, por fim, os autores ultracontemporâneos do século XXI. Neste percurso, os curadores mostram como as diferentes modalidades do fantástico se transformaram ao longo do tempo. Além da série de 23 painéis, encerra com uma homenagem ao escritor Max Mallmann (1968-2016) e com um painel duplo dedicado às editoras.
Até agora, a exposição Fantástico Brasileiro já recebeu 8 temporadas, sempre levando com ela um colóquio com os curadores, professores e pesquisadores envolvidos e escritores, editores e leitores que fazem da literatura fantástica no Brasil uma insólita realidade. Hoje, ela compreende um Espaço Temático na UFSM Silveira Martins.
Temporada 1 ǀ Porto Alegre RS ǀ Mai/2017
Hall da Reitoria da UFRGS ǀ Direção do DDC UFRGS
Temporada 2 ǀ Curitiba PR ǀ Nov/2017
Pátio Interno da UTFPR ǀ Direção do Prof. Dr. Rogério Almeida
Temporada 3 ǀ Silveira Martins RS ǀ Dez/2017
Espaço Multidisciplinar UFSM Silveira Martins ǀ Direção do Enéias Tavares
Temporada 4 ǀ Porto Alegre RS ǀ Abr/2018
Hall Biblioteca PUCRS ǀ Direção do Produtor Cultural Michel Flores
Temporada 5 ǀ Porto Alegre RS ǀ Jun/2018
Galeria do Centro Cultural Érico Verissimo ǀ Direção de Cristiane Marçal
Temporada 6 ǀ Rio de Janeiro ǀ Nov/2018
Hall do Curso de Letras da UERJ ǀ Direção de Flavio García
Temporada 7 ǀ Campo Grande ǀ Ago/2018
Hall do Museu da Imagem e do Som ǀ Direção de Adriana Alberti
Temporada 8 ǀ São Paulo ǀ Dez/2019
Hall da Biblioteca de Humanidades da UFSP ǀ Direção de Bruno Matangrano
O Livro
O livro Fantástico Brasileiro (2018), publicado pela Editora Arte e Letra em edição capa dura, conta com um acréscimo significativo de autores e obras, e mais de 30 ilustrações do artista paulistano Karl Felippe, Quanto ao escopo, o livro discute mais de 300 autores e autoras e analisa mais de 600 obras no decorrer de suas 340 páginas. O volume foi prefaciado pelo Prof. Dr. Flavio Garcia (UERJ) e posfaciado por Roberto de Sousa Causo (Escritor e Doutor em Letras pela USP), dois grandes especialistas do fantástico em nosso país. Em 2020, o livro ganhou edição com capa flexível, com orelha da escritora e pesquisadora Ana Rüsche.