1906 - Esphinge
“Esfinge”, de Coelho Neto, foi o Frankenstein Brasileiro. Uma obra única na literatura brasileira que, publicada em 1908, abordou de forma pioneira temas como alquimia, terror, ficção científica e transexualidade, tudo no Rio de Janeiro do começo do século 20.
A história conta o cotidiano da pensão de Miss Barkley, que é habitada por pessoas das mais diferentes ocupações. A rotina da casa de pensão é alterada com a chegada de James Marian, um hóspede inglês excêntrico e recluso. Sua presença causa espanto e admiração em todos devido à sua aura de mistério e a uma peculiaridade física: ostenta um rosto de beleza feminina mas tem um esbelto e forte corpo masculino.
O narrador da história, em determinado momento, conquista a confiança do inglês, que confia-lhe então um manuscrito de sua autoria contendo o relato de sua vida, narrando desde a infância até o presente momento. Mergulhado em uma narrativa fantástica, cheia de misticismo, encanto, terror e tragédia, o protagonista desvendará o segredo por trás da aparência ambígua de James Marian, e partilhará do desespero de um homem em busca da solução do mistério que atormenta sua própria alma.
BIOGRAFIA DO AUTOR:
Henrique Maximiano Coelho Netto nasceu em Caxias, no Maranhão, em 1864. Foi escritor de romances, crônicas, contos, teatro e crítica. Ganhou o prêmio de “Príncipe dos prosadores” em sua época, e foi o escritor mais lido no final do século XIX e início do século XX. Participou da fundação da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 2. Sua obra é vasta, incluindo títulos como A Capital Federal (1893), A conquista (1899) e Esfinge (1908).
ENREDO:
Em meio à sociedade carioca do início do século XX, surge uma figura misteriosa: um ser com corpo de homem e cabeça de mulher. Sua presença desperta curiosidade, fascínio e repulsa nas pessoas ao redor. A narrativa acompanha como essa criatura enigmática transita entre o humano e o monstruoso, o masculino e o feminino, revelando as tensões morais, sociais e psicológicas de uma época marcada por contradições e preconceitos.
FONTES ACADÊMICAS:
ARTIGOS:
DA SILVA, Alexander Meireles. Um monstro entre nós: a ascensão da literatura gótica no Brasil da Belle Époque. Revista do SELL, v. 2, n. 01, 2010. Acesse aqui.
TAVARES, Enéias (2020). ANDROGINIA, SEXUALIDADE E MONSTRUOSIDADE: UMA INTRODUÇÃO AOS ENIGMAS DO/A ESFINGE DE COELHO NETO. MONSTRUOSIDADES DO FANTÁSTICO BR ASILEIRO, p. 10. Acesse aqui.
DE ASSIS, Emanoel Cesar Pires; SOUSA, Andressa Silva. “EFEITO DE REAL” VERSUS SOBRENATURAL: UM CONFLITO NECESSÁRIO À CONSTRUÇÃO DA FANTASTICIDADE EM ESFINGE, DE COELHO NETO. REVISTA DE LETRAS – JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 144–161, 2017. Acesse aqui.
Santos, N. S. A., & Brito, D. A. R. (2017). UM OLHAR SOBRE OS LIMITES DO CORPO HUMANO POR MEIO DE ESFINGE, DE COELHO NETO. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 3 (especial), 235–251. Acesse aqui.
SANTOS, Auriane Leal; ARAÚJO, Naiara Sales. A ESPHINGE: REFLEXÕES EM TORNO DO GÊNERO FICÇÃO CIENTÍFICA NO INÍCIO DO SÉCULO XX THE ESPHINGE: REFLECTIONS AROUND GENDER SCIENCE IN THE EARLY 20th CENTURY. Revista Água Viva ISSN, v. 1678, p. 7471. Acesse aqui.
O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Critérios Éticos e Metodológicos de Uso de Inteligência Artificial neste Verbete
Para a etapa de revisão e ajustes textuais e para a consulta a bases de dados relacionadas à produção acadêmica sobre o objeto deste verbete, foram utilizados os modelos de linguagem ChatGPT 4.0 e Gemini 3.0. Importa ressaltar que nenhum desses modelos foi empregado para a) elaboração de textos inéditos, b) formulação de hipóteses de trabalho, c) interpretações críticas ou d) aprofundamentos teóricos.
A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial nesta pesquisa segue, portanto, critérios de uso consciente, ético e responsável, compreendendo tais tecnologias como instrumentos de apoio à investigação científica e à revisão textual, e não como substitutos do trabalho intelectual inerente à pesquisa acadêmica, à escrita autoral ou à construção conceitual. Essa delimitação metodológica visa garantir a integridade autoral dos resultados aqui apresentados além de completa transparência metodológica, ao mesmo tempo em que reconhece o potencial das IAs generativas como importantes ferramentas auxiliares na sistematização, verificação e pesquisa de informações.
Equipe Site Fantástico Brasileiro.
Silveira Martins, novembro de 2025.


