2014 - Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues
Em uma cidade como Libertá, quem falha dificilmente consegue uma segunda chance. Por isso, é com um misto de excitação e desconfiança que Tiago Boanerges recebe a visita de seu antigo supervisor. Exorcista experiente, foi demitido do Conselho de Hórus – organização responsável por investigar o comportamento de seres sobrenaturais – após fracassar em uma missão. A proposta é atraente: concluir o trabalho para o qual foi designado e alcançar a redenção. Mas o preço é alto, pois terá de se aproximar novamente de um antigo amor, que não só lhe custou a carreira, como seu próprio coração. Em um cenário noir em que blues e fumaça permeiam um submundo de seres fantásticos, ele sai em busca da musa que arruinou sua vida. Mas antes precisará exorcizar seus próprios fantasmas se não quiser falhar mais uma vez e ver sua vida destruída para sempre.
BIOGRAFIA DO AUTOR:
Eric Novello nasceu no Rio de Janeiro em 1978, e mora atualmente em São Paulo. Novello é romancista, contista e tradutor. Dentre as obras de sua autoria, há Neon Azul (2010), Exorcismos amores e uma dose de blues (2014) e Ninguém nasce herói (2017). Entre suas traduções, destaca-se a tradução da reconhecida obra em quadrinhos The Walking Dead (2018).
ENREDO:
Tiago Boanerges é um exorcista que vive em Libertá, uma cidade onde o cotidiano se mistura com o fantástico, o místico e o urbano. Após um passado marcado por erros e perdas, ele se encontra afastado da função que antes definia sua vida. Quando é procurado por antigos conhecidos, Tiago se vê diante da chance de retomar seu papel no combate ao sobrenatural. Entre ruas cheias de magia, segredos políticos e dilemas existenciais, a jornada dele explora tanto as forças ocultas que ameaçam a cidade quanto as feridas internas que precisa superar.
FONTES ACADÊMICAS:
DISSERTAÇÕES:
TANIGUCHI, André Karasczuk et al. O New Weird: a fundamentação de um subgênero da fantasia em exorcismos, amores e uma dose de blues, de Eric Novello. 2021. Acesse aqui.
ARTIGOS:
CHIOVATTO, Ana Carolina Lazzari. O MAGO ANTI-HERÓI DE ERIC NOVELLO. Abusões, Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, 2018. DOI: 10.12957/abusoes.208.34293. Acesse aqui.
ENTREVISTAS:
Apocalipses narrativos, autorais e editoriais com Eric Novello. Entrevista de Melissa Cristina Silva de Sá. Acesse aqui.
O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Critérios Éticos e Metodológicos de Uso de Inteligência Artificial neste Verbete
Para a etapa de revisão e ajustes textuais e para a consulta a bases de dados relacionadas à produção acadêmica sobre o objeto deste verbete, foram utilizados os modelos de linguagem ChatGPT 4o e Gemini 2.5. Importa ressaltar que nenhum desses modelos foi empregado para a) elaboração de textos inéditos, b) formulação de hipóteses de trabalho, c) interpretações críticas ou d) aprofundamentos teóricos.
A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial nesta pesquisa segue, portanto, critérios de uso consciente, ético e responsável, compreendendo tais tecnologias como instrumentos de apoio à investigação científica e à revisão textual, e não como substitutos do trabalho intelectual inerente à pesquisa acadêmica, à escrita autoral ou à construção conceitual. Essa delimitação metodológica visa garantir a integridade autoral dos resultados aqui apresentados além de completa transparência metodológica, ao mesmo tempo em que reconhece o potencial das IAs generativas como importantes ferramentas auxiliares na sistematização, verificação e pesquisa de informações.
Equipe Site Fantástico Brasileiro.
Silveira Martins, novembro de 2025.


